Diminuir o consumo de bebidas doces pode ajudar a controlar a hipertensão
Você não dispensa um copo de 700 ml de refrigerante no almoço? Uma garrafa de suco adoçado não dura nem um dia na sua casa? Então é melhor ler esse texto até o final.
Cientistas do Centro de Ciências da Saúde da Universidade da Louisiana realizaram um estudo que relaciona um consumo moderado de bebidas açucaradas à diminuição da pressão arterial. A pesquisa foi publicada na revista Circulation e afirma que pessoas acima do peso e de alta estatura que consumiam menos de uma bebida ao dia reduziram sua pressão arterial em 18 meses.
Para Liwei Chen, lider da pesquisa, caso a pessoa passe a beber dois copos a menos de bebidas doces, provavelmente a pressão baixará mais ainda. A equipe avaliou dados de 810 adultos, entre 25 e 79 anos com hipertensão no limite (entre 120/80 e 139/89) e moderada a alta (entre 140/90 e 159/99). Durante 18 meses, os pacientes reduziram seu consumo em meia porção e tanto a pressão sistólica quanto a diastólica (niveis máximo e mínimo de batidas do coração, respectivamente) caíram significantemente. Para análise, foi considerado que adultos americanos bebem em média 2,3 porções de bebidas açucaradas diariamente.
A investigação tem confirmado argumentos contra o alto consumo de bebidas açucaradas, que é uma das medidas da campanha do governo americano para mudar os hábitos alimentares da população. A Associação Americana do Coração reforça que comer muito açúcar também é fator de risco para diabetes, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral.
Logicamente a Associação de Bebidas entrou em defesa de seu ganha-pão, argumentando que os refrescos não ameaçam a saúde e não são o único fator de risco para a obesidade e doenças cardíacas.
Alguns estados americanos estão considerando a possibilidade de cobrar um imposto dos fabricantes de tais bebidas para enfrentar o custo dos tratamentos das doenças relacionadas à obesidade. A hipertensão é a doença responsável por uma a cada seis mortes e causa gastos de R$73 milhões em saúde, segundo o Instituto de Medicina dos Estados Unidos.
Qualquer vó que se preze já disse aos seus netos: “açúcar é o veneno branco!”. O melhor a se fazer é beber água, todos já sabemos disso. O difícil é colocar em prática.
–



Como nutricionista eu não concordo com a frase final de que o melhor a se beber é agua!
Suco de laranja (que alias é o que colocaram na foto), sem açúcar, tem muito mais nutrientes necessários para uma boa saúde do que água!
Eu tomo suco de laranja natural sem açúcar quase todos os dias.
@jojonerd, sim, suco de laranja é mais saudável, como até comentamos no seguinte post: http://www.papodegordo.com.br/index.php/2010/07/1…
Mas eu acho que a Bruna estava falando apenas de uma maneira genérica sobre a água :)
@jojonerd, de fato não fui clara na ultima frase. Concordo com você que qualquer suco natural de frutas (e/ou legumes) que não seja adoçado é muito mais nutritivo que água.
O que eu quis dizer com essa frase é que é muito melhor criar o hábito de beber água do que refrigerante, ou café, ou sucos que não sejam naturais (tang e similares).
Agradeço pela sua correção =)
Eu nunca tive o hábito de tomar suco de fruta, raramente eu bebo.
Oi Bruna.
Realmente deu a impressão de que você queria dizer que agua é melhor que suco de frutas.
Mas que água é melhor que refrigerante e sucos adoçados não tenho como negar mesmo.
Sempre curti muito os posts e o podcast do papo de gordo e o Dudu sabe disso.
É o único site de saúde que esta nas minhas paginas mais visitadas do google chrome. Entro todos os dias. Excelente trabalho. =D